A otoplastia, também conhecida como cirurgia de orelha, é realizada quando a forma, posição ou estrutura do órgão incomoda o paciente. Também pode ser feita quando deformidades de nascença ou decorrentes de acidentes demandem intervenção cirúrgica. O objetivo é criar harmonia entre a posição e/ou tamanho das orelhas e a face, proporcionando uma aparência natural.
Como é feita a cirurgia?
Ao iniciar a cirurgias, uma incisão é feita atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. É, então, realizada a retirada do excesso de pele e em seguida é realizado o ligamento da cartilagem, para deixá-la mais flexível. Em alguns casos, pode ser feita a retirada de cartilagem para diminuição da orelha. Logo em seguida são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia da orelha e realizando o fechamento da pele. Em geral, os pontos são internos e absorvíveis, não precisam, portanto, ser retirados.
Duração
Geralmente entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas.
Anestesia
Quando realizada em crianças, utilizamos a anestesia geral ou local com sedação. Já em adultos, a anestesia é local com sedação.
Resultados e recuperação
Após a cirurgia, a orelha ficará protegida por uma espécie de touca. Depois, por cerca de 30 dias, o paciente deverá usar uma faixa para proteger as orelhas e mantê-las bem posicionadas. O uso de analgésicos ajuda na recuperação e pode torná-la mais tranquila e confortável. Geralmente, a partir do 7º dia, ocorre a retirada dos curativos e, após 12 semanas, teremos o resultado definitivo.
Recomendações pós-operatórias
O paciente deverá manter a cabeceira elevada, evitando dormir de lado ou de bruços. Deve deixar as orelhas protegidas, evitando traumatismos. Movimentos de abaixar e levantar a cabeça bruscamente devem ser evitados. Os adultos podem retornar ao trabalho após 3 a 5 dias e as crianças poderão voltar para suas atividades normais em torno de uma semana.