O lifting facial, ou ritidoplastia, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Trata-se de um procedimento feito no terço médio da face com o objetivo de elevar e reposicionar o tecido e a musculatura.
Como é feita a cirurgia?
Geralmente as incisões são feitas na região anterior a orelha e atrás desta, tornando-se quase imperceptíveis. O lifting facial proporciona uma aparência mais jovem e suave sob os efeitos do tempo, com menos flacidez e redução de rugas.
Duração
O lifting facial tem uma duração média de três a cinco horas.
Anestesia
O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou local com sedação.
Resultados e recuperação
Essa cirurgia não costuma ter uma recuperação tão dolorida. É normal que nesse período o paciente tenha edemas, equimoses, certa hipersensibilidade de alguma área, insensibilidade de outra, etc.
Com as novas técnicas, o lifting facial traz um aspecto natural e harmonioso, bem diferente das técnicas utilizadas antigamente que deixavam muitas vezes a fisionomia artificial.
O resultado final do lifting facial poderá ser observado a partir do quarto mês.
Recomendações pós-operatórias
No pós-operatório, o paciente deve se manter em repouso e a cabeça tem que ficar levemente elevada para diminuir o inchaço. O uso de cosméticos só é permitido depois da retirada dos pontos. A exposição ao sol deve ser evitada até 60 dias depois da cirurgia.