Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma cirurgia de correão da flacidez do abdômen com cicatriz reduzida e com recuperação mais fácil. Ela tem diferenças marcantes em relação à abdominoplastia clássica. Não se trata de uma abdominoplastia de porte menor. É uma cirurgia menor sim, mas com indicação para pacientes diferentes dos da abdominoplastia clássica. A miniabdominoplastia é indicada apenas para casos de flacidez leve.

Como é realizado o procedimento?

A miniabdominoplastia retira pouca pele (em torno de 3 cm, por isso a cicatriz é menor, ficando entre o tamanho de uma cesárea e da abdominoplastia clássica). A parte da musculatura amarrada é apenas a abaixo do umbigo. A incisão é muito menor e nem sempre há a necessidade de retirar o umbigo da pele, apesar de ocasionalmente necessitar de uma realocação, pois a pele retirada e os músculos unidos modificam a posição do mesmo.

Duração

A cirurgia dura em torno de 2 horas

Anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia peridural ou raqui

Resultados e recuperação

A dor não costuma ser forte, sendo comum apenas um desconforto controlado por medicamentos comuns. O pós-operatório da miniabdominoplastia é mais rápido que uma abdominoplastia clássica, no entanto ainda é preciso ter alguns cuidados semelhantes.

Recomendações pós-cirúrgicas

O retorno ao trabalho pode ser em uma semana, evitando esforços e exercícios por 45 dias, tempo em que se usa cinta compressiva. Dirigir é permitido após 14 dias. Drenagem linfática e ultrassom são indicados após 5 dias.