Mastopexia

Mastopexia é o procedimento para elevar as mamas e reposicionar as aréolas, que devido ao envelhecimento ou tendência genética, podem cair. Tabagismo, sedentarismo ou mudanças constantes de peso podem facilitar essa queda dos seios.

Como o procedimento é realizado?

Com objetivo de reposicionar a aréola em uma posição mais alta e remodelar o tecido mamário, oferece um formato mais agradável aos seios através da retirada do excesso de pele.  Também pode ser utilizada nessa cirurgia uma prótese de silicone, afim de dar um maior volume e preencher a parte superior da mama (colo).

Cicatrizes discretas

Quando há a necessidade de decompor a cicatriz em uma horizontal, faz-se um “T” invertido bem pequeno, apenas para que a cicatriz não termine abaixo da linha do biquíni. É também muito indicada em pacientes que sofreram grande perda de peso, como nos casos após gastroplastia ou após a gestação. Em ambos os casos, as mamas, têm um aspecto ácido, caído e sem forma, que não melhora com dieta e exercícios, mas que podem ter um grande benefício com a mastopexia.

A paciente submetida à mastopexia deve usar um curativo com ataduras por 3 dias e, posteriormente, um sutiã adequado. A dor pós-operatória pode ser controlada com analgésicos comuns. É normal o aparecimento de edema (inchaço) das mamas por duas ou três semanas, de modo que o resultado definitivo poderá demora alguns meses para ocorrer.