Os seios possuem uma representatividade muito grande na vida das mulheres. Eles simbolizam a feminilidade, sexualidade e maternidade. Quando, por conta de um câncer, a mulher precisa passar por uma mastectomia, a cirurgia de reconstrução de mama é a solução para reparar e recuperar a autoestima da paciente.
Como é realizado o tratamento?
A realização da cirurgia de reconstrução de mama é opcional. Mas, geralmente, esse tipo de procedimento proporciona conforto físico e psicológico para a mulher. Após a remoção do tumor, é realizado o remodelamento da mama e, quando se necessário, a correção da mama oposta para que haja simetria entre as duas (utilizando técnicas de redução, aumento ou lifting). Mesmo com diversas opções de técnicas, a mais usada é a que utiliza próteses de silicone. Além disso, pode ser preciso utilizar tecidos musculares, de gordura e pele da própria paciente, retirados do abdômen ou do dorso, por exemplo para refazer o seio.
Quando, durante a remoção do tumor, se faz necessário retirar a aréola e o mamilo, essas partes também podem ser recosntruídas na cirurgia plástica.
É possível fazer a reconstrução de mama logo após a mastectomia, mas esta decisão é feita pelo médico cirurgião.