Quando falamos de queimaduras, a cirurgia plástica pode ser uma necessidade, dependendo do caso. Geralmente, perda de estética ou função da região acometida pelas queimaduras. Normalemtente, realizamos cirurgia plástica em casos de segundo grau profundo ou terceiro grau.
Como é realizado o tratamento?
A cirurgia plástica para queimaduras ocorrerá na área e profundidade afetada. Dependendo do caso, o paciente pode precisar de um enxerto de pele. Os enxertos cutâneos são muito úteis para o fechamento e proteção de feridas extensas. Podem ser doados pelo próprio indivíduo (autoenxertos), por indivíduos da mesma espécie (aloenxertos ou homoenxertos) ou de outras espécies (xenoenxertos ou heteroenxertos), sendo que os dois últimos são indicados quando não há áreas doadoras suficientes no paciente e são usados como curativos biológicos ou cobertura provisória.
Sequelas após queimaduras:
- Deformidades envolvendo mamas ou aréolas: o tratamento envolve reposicionamento e simetrização das mamas e aréolas através de zetaplastia, retalho de avanço em V-Y ou enxertos de pele.
- Retração cicatricial de dedos das mãos: O tratamento consiste na liberação das articulações através de retalho crossfinger, zetaplastia ou enxertos de pele.
- Retração mentotorácica: Para o tratamento, geralmente usamos a liberação do queixo (degola) e enxertos ou retalhos expandidos.
- Retração de axilas e cotovelos: O tratamento baseia-se na liberação das articulações através de múltiplas zetaplastias, transposição de retalhos ou enxertos de pele.