Blefaroplastia

A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, busca corrigir o excesso de pele e as bolsas de gordura concentradas tanto na parte superior quanto inferior da região dos olhos, eliminando o aspecto cansado e rejuvenescendo o olhar.

Como é feita cirurgia?

Na cirurgia, os olhos são protegidos e o médico marca o excesso de pele na região. É realizada uma incisão na pálpebra superior e na pálpebra inferior para a remoção do excesso de pele, por meio desta incisão são removidos os depósitos de gordura orbital, onde haverá a remoção dos excessos, remodelando a aparências das bolsas de gordura. A incisão é fechada com uma sutura intradérmica, sendo os pontos removidos com 5 a 7 dias da cirurgia.

Duração

Em casos simples, a cirurgia mais o período de internação duram cerca de 6 a 8 horas.

Anestesia

A anestesia pode ser local, na maioria dos casos, ou geral em que o paciente dorme durante o procedimento.

Resultados e recuperação

Durante o período pós-cirúrgico é possível que o paciente sinta algum desconforto ou apresente inchaço na região, por isso é recomendado o uso de compressas frias e analgésicos receitados pelo médico para auxiliar o processo de recuperação. Após sete dias, o inchaço ao redor dos olhos começa a regredir.

As cicatrizes dessa cirurgia são simples e finas. Ficam escondidas nas dobrinhas naturais das peles das pálpebras. O período de amadurecimentos das cicatrizes são de 6 meses a 1 ano.

Os primeiros resultados da cirurgia podem ser percebidos após algumas semanas quando o inchaço e os hematomas desaparecem, e o paciente já consegue ver o olhar mais arqueado e leve, com uma aparência mais jovem. Mas é importante lembrar que o resultado total é percebido após um ou dois meses da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias

O paciente poderá voltar à sua rotina após três ou quatro dias, mas recomenda-se evitar atividades pesadas, por um período de duas semanas após o procedimento, evitar exposição direta ao sol, luz ou vento, além de usar compressas geladas várias vezes ao dia, nos primeiros três dias após a cirurgia.